(19) 97406-3062 (19) 3232 2881 ivian@ivian.com.br
Rua Doutor Barbosa de Andrade, 602 | Campinas - SP | CEP 13070-158

Aldeia Nakana – Itu

Descritivo

ALDEIA NAKANA "PRENDA DE DEU"

Esse projeto tem como objetivo principal mostrar aos estudantes que a cultura indígena é definida por um conjunto de características, que marca um determinado grupo indígena. Os Guaranis, por exemplo, se manifestam através da cerâmica e com rituais religiosos, falam somente uma língua, são migrantes e agricultores - “creem na terra sem males”.

Vale ressaltar que, embora tenham características comuns, os índios não são iguais. Cada povo habitante de determinada área do território brasileiro possui suas diferenças em: cultura, organização política e social, rituais, lendas, arte, habitações, educação, alimentação, entre outros. Nem todos vivem da mesma maneira, mas a maioria localiza-se em Terras Indígenas.

Os indígenas são uma fonte de conhecimento. Suas experiências passadas entre gerações faz parte da cultura brasileira: diversificada, heterogênea e peculiar. Desde o descobrimento, os povos indígenas vêm englobando o modo de vida europeu, mesclando os valores, costumes, línguas e hábitos dos indígenas - que eram quase que desprezados pelos nobres.

Os índios guaranis formam o maior povo em quantidade de indivíduos a viver no Brasil. São originários do tronco família linguística tupi-guarani. Vivem nos Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina e Tocantins. Também há indígenas guarani vivendo na Argentina, Bolívia e no Paraguai.

Os guaranis são divididos em kaiowá, mbya e ñadeva. Somente no Brasil, há 57 mil indivíduos conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A maior parte dos guaranis vive na Bolívia, onde há 78,3 mil indivíduos. No Paraguai existem 41,2 mil e na Argentina 6,5 mil.

Os guaranis também são conhecidos como avá, chiripá, kainguá, monteses, baticola, apyteré e tembukuá. Os grupos são diferenciados internamente pela maneira como manifestam a cultura, a organização social e política, a língua e, ainda, a forma de praticar a religião.

Venha conhecer esta maravilhosa e rica experiência na Aldeia Nakana!

Nível

  • Fundamental 1
  • Fundamental 2
  • Infantil
  • Artes
  • Geografia
  • História

Fotos

Cotação



Ainda nenhum comentário.

Deixe um comentário

Faça um orçamento conosco, as melhores viagens e os melhores preços estão aqui!!

A IVIAN

Somos uma operadora especializada em viagens escolares e estamos focados em oferecer aos colégios serviços de qualidade.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

CONTATO

(19) 3232-2881
Rua Doutor Barbosa de Andrade, 602
Campinas - SP, CEP 13070-158
ivian@ivian.com.br