Descritivo
É uma nascente “gigante”, da qual brotam cerca de 70 mil litros de água por hora, que forma uma piscina natural de 10 metros de diâmetro. A água nasce em meio a uma areia muito branca e fina (grãos de quartzo). Esses grãos de areia, devido ao retrabalhamento da água através de milhares de anos, tornaram-se arredondados e, ao serem friccionados com as mãos, produzem um som característico, por isso "Areia que Canta".
Essa nascente é um afloramento do Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce subterrânea, que está distribuídos por vários países: Brasil (cerca de 2/3 do total), Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, ocorre predominantemente nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O aquífero absorve a água das chuvas por meio de rochas bastante permeáveis, estocando-a e aflorando em algumas áreas.
A formação geológica do local onde está a "Nascente da Areia que Canta" explica o fenômeno: temos as cuestas, também chamados morros testemunhas, que demonstram a formação de rochas magmáticas que ocorreram nesta região e, também, a formação arenito Pirambóia (fluvial, rios), que está presente na nascente, além do arenito Botucatu, na área de recarga da Nascente. Essa formação é de, pelo menos, 200 milhões de anos.
Isso tudo, sabemos devido aos estudos geológicos feitos no local e na bacia do Tamanduá. É, portanto, uma nascente muito especial, que nos permite conhecer e ver de perto os milagres da natureza. Ela foi “descoberta” por volta dos anos 40, quando houve a ocupação do local. A primeira providência era procurar uma fonte natural, até “achar” água.
Então, se surpreenderam ao encontrar uma nascente tão grande e que fazia a água jorrar com força. Hoje, a "Nascente da Areia que Canta" tornou-se um dos sítios turísticos mais visitados de Brotas (SP) e atrai muitos turistas que vão até o local para ter contato com a natureza, conhecer e admirar sua beleza. A água nasce sempre a 21 graus Celsius e chega à 18 graus nas extremidades.
Nível
- Ensino médio
- Fundamental 1
- Fundamental 2