Descritivo
“Pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repente bonito”, Guimarães Rosa, 1967, durante seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras.
Na cidade em que Guimarães Rosa nasceu, a 120 quilômetros de Belo Horizonte, não se encontram estátuas de boiada, orelhões estilizados ou fantasias de jagunço, uma Rosalândia em pleno sertão. Cordisburgo é, aparentemente, só uma cidadezinha no interior de Minas Gerais. Dos 8,5 mil habitantes, 40% vivem na zona rural. A população é predominantemente de crianças em idade escolar, que passeiam de bicicleta, e de velhos, que conversam às janelas. A renda municipal vem da agricultura, da pecuária, de empregos na prefeitura, de aposentadorias e do Bolsa Família. Carros empoeirados cruzam com burros que puxam carroças. Os cachorros vão devagar. O silêncio só se interrompe com o apito do trem que passa reto, ignorante da cidade, levando carga pra cima e pra baixo.
Ainda assim, Cordisburgo recebe turistas de todas as partes do mundo. É terra da famosa Gruta do Maquiné, caverna extensa que mais de 40 mil pessoas visitam anualmente. E é, claro, o município onde fica o Museu Casa Guimarães Rosa - sediado, como o nome indica, na casa térrea em que Joãozito, apelido de criança, morou.
• Caminhadas Eco-literárias (Caminhos do Sertão):
Acompanhados de um grupo de teatro formado por oito membros, sendo um violeiro, um especialista na obra "Roseana" e seis atores / narradores, os alunos terão a oportunidade de percorrer locais citados nas obras de “Joãozito” (apelido de criança), num formato único, inesquecível e encantador. O grupo faz caminhadas eco-literárias, narrações de estórias e teatro nos seguintes roteiros:
• O Recado do Morro
• Caminhada do conto O Burrinho Pedrês
• Caminhada do conto Corpo Fechado
• Livro Ave Palavra
• Caminhada Vereda da Mumbuca
Outros atrativos:
• Gruta de Maquiné - Foi explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, em 1834, mas somente em 1967 recebeu infraestrutura adequada à visitação pública. Já serviu de abrigo para homens pré-históricos e também para animais. É considerada o berço da paleontologia brasileira. A Gruta possui aproximadamente 650 metros de galerias e salões. São sete salões com formações calcárias abertos à visitação. Os salões explorados (há locais não visitados por algum tipo de dificuldade, como teto baixo e locais de difícil acesso) e o sistema de iluminação, possibilitam a apreciação das belezas das formações calcárias.
• Museu Casa Guimarães Rosa - Inaugurado em março de 1974, o museu que conserva a planta e arquitetura originais, concebido como centro de referência da vida e da obra do escritor mineiro e como núcleo de informações, estudos pesquisa e lazer. O espaço preserva um acervo de aproximadamente 200 objetos de uso pessoal de Guimarães Rosa e uma coleção valiosa de cerca de 700 documentos textuais: certidões, correspondências, documentos escolares, discursos, artigos em periódicos e originais de obras, a exemplo de "Tutaméia", sua última obra publicada em vida.
Nível
- Ensino médio
- Fundamental 2