Descritivo
Explorando o corpo humano por toda parte e com toda arte!
Educando os sentidos - Hoje sabemos que as percepções derivadas dos estímulos sensoriais, já presentes na vida intrauterina, representam o ponto de passagem obrigatório para o desenvolvimento do sistema nervoso, da emoção e da consciência.
Dia após dia, as impressões que recebemos incessantemente através dos sentidos definem conexões no nosso cérebro e na nossa memória, modelando-os.
A experiência sensorial tem, portanto, um efeito construtivo essencial: poder criar, reforçar ou enfraquecer sinapses e circuitos nervosos, incidindo profundamente na geração e regeneração das redes neuronais que, por sua vez, estrutura individualidades, escolhas e gostos. Os circuitos que se formam são únicos, pessoais e não se repetem.
Objetivo -Esse roteiro foi criado para oferecer aos educadores um grupo de atividades que possam auxiliá-los na educação sensorial de seus alunos, reforçando valores como parceria, respeito às diferenças, resiliência, autonomia e autoconfiança e colocando os alunos em contato com diferentes expressões da arte.
Através de atividades artísticas os alunos participarão de diversas experiências utilizando os sentidos fundamentais do corpo: tato, visão, olfato, paladar e audição. As atividades ainda oferecem momentos de diversão, superação, novos aprendizados e experiências com artistas profissionais de excelência e performance, como meio para o desenvolvimento de parte dos conteúdos e valores citados acima.
Desenvolvimento e local - As atividades são desenvolvidas num espaço fechado e seguro, dentro de um instituto de arte onde o aluno é guiado por uma equipe especializada e entra em contato com a arte de maneira bastante interativa onde encontra condições apropriadas para experimentar suas habilidades e talentos individuais, bem como expressar-se com seu corpo e mente.
Atividades desenvolvidas
Ao chegar ao instituto, o grupo é recebido por um comitê de boas vindas, que acolhe e acomoda as turmas e seus pertences. Em seguida, os professores dividem o grupo em 03 turmas para o início do ciclo de atividades.
O Ciclo de Atividades é composto pelas oficinas descritas. Cada turma permanece em determinada oficina por cerca de 50 minutos e, em sistema de rodízio, até que percorram todas as oficinas.
Ao final do ciclo, todo o grupo se reúne para assistir a uma “Apresentação Artística” e para receber, de presente, uma foto impressa com sua turma do colégio e os artistas – professores do instituto, como lembrança do seu estudo do meio artístico.
Durante o período, separamos um momento para as crianças tomarem lanche e recuperarem suas energias. O tempo total da atividade é de cerca de 03 horas e 30 minutos.
Oficinas sensórias:
ARTES (Olfato e Paladar): Nesta oficina as crianças com os olhos vendados reconhecerão aromas e sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos, diferenciando também os gostos... Confeccionarão fantoches dos personagens Sr. Pipoca, Dona Mexerica e Doutor Chocolate para apresentar no Teatro "Saboroso".
MUSICALIZAÇÃO (Audição e Tato): Qual a relação entre a forma e o som produzido? Como o sentimos? O que tem dentro dele? Como podemos nos expressar com ele? Será que a audição e o tato, no final das contas, são a mesma coisa?
CIRCO - TECIDO ACROBÁTICO E ACROBACIAS DE SOLO (Tato – Visão – Audição): A oficina de circo é crucial para costurar diversos sentidos e agregar a estes outros dois elementos fundamentais – a percepção corporal e espacial. Uma experiência no chão e no ar!
SALA SENSORIAL - Todos os sentidos são explorados nesse espaço... Som x Audição... Aromas x Olfato... Formas e Texturas x Tato... Sabores x Paladar e no final a surpresa do espelho projetando a imagem de cada um!
Nível
- Fundamental 1
- Infantil