Descritivo
A Fazenda da Serra, conhecida por Fazenda do Chocolate foi fundada por Bandeirantes, há aproximadamente 300 anos, por localizar-se à margem do Rio Tietê, primeiro caminho ao interior do Estado. Hoje é uma área de preservação ambiental, conservando estruturas, construções e objetos de uma época há muito passada.
Durante todo este tempo a Fazenda do Chocolate passou por diversos proprietários e ciclos de produção, como o da cana-de-açúcar, do café, da agropecuária e, nos últimos vinte anos, tornou-se a pioneira no desenvolvimento do Turismo Rural. Produz café, mel, bolachas, sorvetes, doces e os “chocolates da fazenda”.
Excursões pedagógicas e recreativas, para qualquer faixa etária, são muito procuradas na Fazenda. As programações são bem variadas, adaptando-se as atividades em função da faixa etária, do interesse dos alunos e professores ou do assunto a ser abordado. As programações podem ser de meio período ou integral, com ou sem refeições, e sempre acompanhadas por monitores especializados da Ivian e do local.
Na área central para visitação, encontra-se um parque com variedades de flora, fauna e animais domésticos como pôneis, vacas, cabras, alpacas e aves ornamentais. O visitante pode alimentar os animais com ração adquirida no local e passear de pônei e charrete em volta do lago. Além disso, a fazenda conta com uma loja de chocolates e doces diversos, lanchonete, sorveteria self service, adega na antiga senzala e uma loja de artesanatos e presentes.
Nível
- Fundamental 1
- Fundamental 2
- Infantil