(19) 97406-3062 (19) 3232 2881 [email protected]
Avenida Cláudio Celestino Toledo Soares, 471 - Jd Paraíso - Campinas/SP - CEP 13100-015

Fazenda Guaxinduva – Serra do Japi

Descritivo

A gravidade dos problemas ambientais pressupõe que as medidas para diminuir os impactos negativos no ambiente natural a na sociedade devem ser tão rápidas quanto foi o avanço de nossa ação predatória.

Entre essas medidas, o trabalho educacional é, sem dúvida, um dos mais urgentes e necessários, pois atualmente, grande parte dos desequilíbrios está relacionada a condutas humanas geradas por apelos consumistas, que geram desperdícios, e pelo uso inadequado dos bens da natureza, como os solos, as águas e as florestas. Somos responsáveis diretos pelo que acontece à nossa volta e, a menos que mudemos nossos valores e nossos hábitos, não haverá saída.

A visita a Fazenda Guaxinduva, localizada na Serra do Japi, entre os municípios de Cabreúva e Jundiaí (SP), vem de encontro a essa proposta, pois ela proporciona ao estudante o contato com a realidade local, através de uma caminhada por uma trilha no meio da Mata Atlântica.

A Serra do Japi apresenta uns dos últimos fragmentos de floresta continua no Estado de São Paulo, pois ela apresenta elementos da flora da Floresta Atlântica das encostas da Serra do Mar. Esta diversidade de ambientes da Serra permite que esta abrigue fauna exuberante, com representantes dos principais grupos de vertebrados e invertebrados.

Além disso, dentro do processo histórico da formação territorial da Serra do Japi, o estudante tem contato com uma região que sofreu vários processos de transformações econômicas que fizeram parte do Estado de São Paulo, como o cultivo de cana-de-açúcar e depois a sua substituição pelo ciclo do café.

Também levará o estudante a ter contato com o processo de degradação do meio ambiente que acontece na Serra do Japi, como o desmatamento para o avanço da agricultura, a especulação imobiliária que invade as áreas mais baixas da Serra, o lixo jogado na Serra e a caça de animais.

Estes fatos possuem grande importância para a preservação da Serra do Japi, pois ela possui um papel importante na conservação dos recursos naturais da região, as suas nascentes são usadas no abastecimento de água nos municípios de Jundiaí e Cabreúva (SP), além disso possui papel fundamental na regulação do clima regional, servindo como uma barreira das massas de ar provenientes do Oceano Atlântico rumo ao Planalto Paulista.

Durante a visita a Fazenda Guaxinduva os alunos serão acompanhados por educadores e monitores da Ivian.

Nível

  • Fundamental 1
  • Fundamental 2

Fotos

Cotação


    Faça um orçamento conosco, as melhores viagens e os melhores preços estão aqui!!

    A IVIAN

    Somos uma operadora especializada em viagens escolares e estamos focados em oferecer aos colégios serviços de qualidade.

    RECEBA NOSSA NEWSLETTER

      CONTATO

      (19) 3232-2881
      Avenida Cláudio Celestino Toledo Soares, 471
      Jd Paraíso - Campinas/SP - CEP 13100-015
      [email protected]

      Open chat