Descritivo
PROJETO VIVENCIANDO A HISTÓRIA
(Projeto Exclusivo Ivian)
Através de um método provocativo, os alunos irão participar de dinâmicas priorizando a descoberta, a investigação e a observação, utilizando o material especialmente desenvolvido pelos profissionais da Ivian, com mapas, planilhas e figuras ilustrativas. Com o auxílio de nossos educadores e de personagens da história representados por atores profissionais, os alunos serão conduzidos no tempo, voltando ao séc. XIX.
A atividade é desenvolvida nos pontos históricos da fazenda (museu do café, casa sede, senzala braçal, senzala doméstica, capela e colônia), onde os alunos deverão tirar conclusões sobre a história do local. O fechamento é feito por um de nossos historiadores, que confronta as respostas dos alunos e complementa com informações importantes e assuntos abordados em sala de aula.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
O Projeto Vivenciando a História é desenvolvido em meio período. Para visitas em período integral, o colégio deverá escolher entre: Projeto Vivenciando a História + Projeto da Fazenda a Xicara ou Projeto Vivenciando a História + Oficina de artes + Atividade Lúdica sobre Reciclagem.
• Projeto da Fazenda à Xicara - Durante o estudo, os alunos visitarão pontos da fazenda não vistos no Projeto Vivenciando a História e conhecerão todas as etapas do cultivo do café, desde a produção de mudas a colheita, a lavagem, a secagem, o beneficiamento, a torrefação e a moagem dos grãos. Todo o roteiro é acompanhado por educadores especializados que abordam cada ambiente de estudo com a participação e interação dos alunos.
• Oficina de Artes - Baseado nas obras de Vik Muniz, que brinca com a ilusão da visão. O espectador ao ver o todo identifica algo conhecido, mas ao analisar seu conteúdo, aproximando-se da imagem percebe outra coisa, ou seja, o material utilizado que na verdade resulta, na maioria das vezes, um emaranhado de formas e cores. Os alunos, como o artista, utilizarão para executar suas obras, materiais relacionados à fazenda como: café, açúcar, arroz, milho, ervilha, etc.
• Atividade Lúdica (reciclagem) - Através de uma grande brincadeira, os alunos deverão distribuir materiais recicláveis, simbolizados por imagens, nos recipientes adequados, enfrentando um grande vilão, o “Sr Poluição” e respondendo a questões relacionadas ao meio ambiente. De uma forma divertida, os alunos aprenderão sobre a importância da nossa participação no processo de reciclagem.
A FAZENDA - A Fazenda Nossa Senhora da Conceição iniciou suas atividades em 1810 com o cultivo de cana-de-açúcar, a qual perdurou até 1850. A partir de então, iniciou-se o cultivo de café na propriedade, que passou a contar com 108 escravos para serem utilizados como mão de obra. A fazenda pertenceu a Francisco José da Conceição, o Barão de Serra Negra, que, no período áureo da cafeicultura, devido sua notoriedade politica e econômica, recebia em suas propriedades pessoas ilustres como o Imperador D Pedro II e sua esposa, a Imperatriz Dona Thereza Cristina e o Conde D´Eu. A Fazenda Nossa Senhora da Conceição foi visitada pela Princesa Isabel entre outras personalidades.
Em 1882 chegaram alguns pioneiros imigrantes italianos, os quais passaram a trabalhar no cultivo do café juntamente com escravos e morar em colônias existentes na fazenda. Motivados pelo clima na região, implantaram na propriedade o cultivo da uva, criando um novo ciclo após a queda do valor do café na bolsa de Nova York e a consequente crise que levou a falência diversos produtores e pessoas ligadas ao mercado cafeeiro. Com isso a fazenda tornou-se uma das maiores produtoras de uva e vinho no Estado, superando a crise. Mais tarde a nora do Barão – Angelina Conceição introduziu novamente a cultura do café juntamente com outros produtos, garantindo a existência da propriedade até hoje.
Atualmente a fazenda ainda pertence aos descendentes do Barão de Serra Negra e dedicasse ao turismo rural e cultural, resgatando a rica e valorosa história do ciclo do café, da imigração e da escravidão, que são contadas através de construções preservadas e de um acervo repleto de documentos e fotos da época.
A Ivian criou um novo formato de estudo do meio. Trata-se do selo ALEM - ALUNO ENGAJADO NO ESTUDO DO MEIO. Esse selo credencia alguns de nossos roteiros para que eles possam atender parte das necessidades das escolas em relação às competências da BNCC.
O PROJETO VIVENCIANDO A HISTÓRIA TRABALHA AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS:
Pensamento crítico – ao ter contato com os personagens e suas histórias conflitantes.
Repertório Cultural – envolve as culturas estrangeiras dos negros cativos e dos imigrantes.
Comunicação – é necessária para que os alunos trabalhem em grupo e busquem os resultados da atividade.
Argumentação – ao adquirir conhecimento e questionar as opiniões apresentadas.
Empatia e cooperação – entre o próprio grupo, com a fazenda, com os personagens e com os outros grupos.
Responsabilidade e cidadania – são competências geradas durante toda a atividade.
Nível
- Ensino médio
- Fundamental 1
- Fundamental 2