Descritivo
O Jardim Botânico Plantarum é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. Foi idealizado a partir de 1990 por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi, que com objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira, percorreu por mais de 35 anos, a maior parte dos Estados do Brasil, em expedições cientificas realizadas pelo Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda e parceiros, destinadas ao levantamento, catalogação e coleta de plantas nativas, principalmente com potencial econômico e ameaçadas de extinção.
Como resultado de seu trabalho, publicou a quase totalidade dos livros sobre identificação de plantas em estilo popular no Brasil nos últimos 35 anos e sentiu-se motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto de suas pesquisas.
Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por mais de 4000 espécies vegetais, predominantemente de plantas nativas do Brasil. Conta com cerca de 100 associados, o que colabora para o desenvolvimento de diversos projetos, dentre os quais destacamos: conservação de espécies de plantas ameaçadas, intercâmbio científico com outros jardins botânicos e Instituições nacionais e internacionais, publicação de artigos científicos, apoio técnico a entidades congêneres e educação ambiental para crianças, jovens e adultos
As visitas escolares no Jardim Botânico Plantarum consistem na prática de uma trilha interpretativa, guiada, ao ar livre onde a mediação de conhecimentos enfatiza os aspectos relacionados à diversidade vegetal e a importância de sua conservação.
O roteiro desperta a curiosidade dos alunos, e percorre diversos jardins temáticos, onde são cultivadas plantas dos mais variados ecossistemas, permitindo a comparação entre os ambientes e as suas plantas típicas.
Nível
- Fundamental 1
- Fundamental 2
- Infantil