Descritivo
A água é um recurso natural essencial relacionado com todos os aspectos da civilização humana, seja como componente bioquímico de seres vivos; como meio de vida de várias espécies vegetais e animais; como elemento representativo de valores sociais e culturais e, até, como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Esse amplo contexto é perfeitamente trabalhado na cidade de Salto (SP), onde passa o rio Tietê. Esse rio de suma importância histórica, econômica, social e ambiental marca o ponto mais importante desse Estudo do Meio, que de forma multidisciplinar explora diversos aspectos:
• Memorial do Tietê: um completo museu sobre o rio ocupa o prédio onde até o início dos anos 70 funcionava o Restaurante do Salto. Em uma ampla parede de vidro com 18 metros de extensão, o mapa do Tietê é reproduzido, da nascente à foz. Numa observação bastante marcante, os alunos são estimulados a usarem todos os sentidos para avaliarem as questões ambientais e de qualidade de vida envolvidas.
• Parque de Lavras: conserva uma antiga e desativada Usina Hidrelétrica, onde podem ser observadas as estruturas e uma das turbinas geradoras de energia. É trabalhada também a formação geológica da região, possível de ser vista através de muitos afloramentos de granito rosa, inclusive às margens do rio Tietê. Um relógio de Sol construído na entrada do Parque é usado como ferramenta didática para esclarecer questões relacionadas ao tempo, espaço e estações do ano.
• Parque da Rocha Moutonnée: a Rocha Moutonnée é um granito róseo de idade estimada cientificamente em 500 milhões de anos. Cientistas e pesquisadores estudam-na desde sua descoberta em 1946, pelo geólogo Marger Gutmans, do Instituto Agronômico de Campinas. O nome Moutonnée é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha que possui formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (moutonnée no francês, significa carneiro; moutonnée: acarneirado).
Na superfície da rocha são encontradas estrias e arranhaduras produzidas, durante a glaciação, pela movimentação das geleiras que com dezenas de quilômetros de extensão e espessura arrastavam e trituravam todo o material que representasse obstáculo ao seu deslocamento. Conforme teorizam os cientistas, nesse período uma imensa massa de gelo cobria todo atual leste do Estado de São Paulo, deslocando-se de sudeste para noroeste.
Os alunos serão acompanhados pelos educadores e monitores da Ivian.
Nível
- Ensino médio
- Fundamental 1
- Fundamental 2