(19) 97406-3062 (19) 3232 2881 [email protected]
Rua Doutor Barbosa de Andrade, 602 | Campinas - SP | CEP 13070-158

Salto – SP

Descritivo

A água é um recurso natural essencial relacionado com todos os aspectos da civilização humana, seja como componente bioquímico de seres vivos; como meio de vida de várias espécies vegetais e animais; como elemento representativo de valores sociais e culturais e, até, como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Esse amplo contexto é perfeitamente trabalhado na cidade de Salto (SP), onde passa o rio Tietê. Esse rio de suma importância histórica, econômica, social e ambiental marca o ponto mais importante desse Estudo do Meio, que de forma multidisciplinar explora diversos aspectos:

• Memorial do Tietê: um completo museu sobre o rio ocupa o prédio onde até o início dos anos 70 funcionava o Restaurante do Salto. Em uma ampla parede de vidro com 18 metros de extensão, o mapa do Tietê é reproduzido, da nascente à foz. Numa observação bastante marcante, os alunos são estimulados a usarem todos os sentidos para avaliarem as questões ambientais e de qualidade de vida envolvidas.

• Parque de Lavras: conserva uma antiga e desativada Usina Hidrelétrica, onde podem ser observadas as estruturas e uma das turbinas geradoras de energia. É trabalhada também a formação geológica da região, possível de ser vista através de muitos afloramentos de granito rosa, inclusive às margens do rio Tietê. Um relógio de Sol construído na entrada do Parque é usado como ferramenta didática para esclarecer questões relacionadas ao tempo, espaço e estações do ano.

• Parque da Rocha Moutonnée: a Rocha Moutonnée é um granito róseo de idade estimada cientificamente em 500 milhões de anos. Cientistas e pesquisadores estudam-na desde sua descoberta em 1946, pelo geólogo Marger Gutmans, do Instituto Agronômico de Campinas. O nome Moutonnée é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha que possui formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (moutonnée no francês, significa carneiro; moutonnée: acarneirado).

Na superfície da rocha são encontradas estrias e arranhaduras produzidas, durante a glaciação, pela movimentação das geleiras que com dezenas de quilômetros de extensão e espessura arrastavam e trituravam todo o material que representasse obstáculo ao seu deslocamento. Conforme teorizam os cientistas, nesse período uma imensa massa de gelo cobria todo atual leste do Estado de São Paulo, deslocando-se de sudeste para noroeste.

Os alunos serão acompanhados pelos educadores e monitores da Ivian.

Nível

  • Ensino médio
  • Fundamental 1
  • Fundamental 2
  • Biologia
  • Geografia
  • Geologia

Fotos

Cotação



Ainda nenhum comentário.

Deixe um comentário

Faça um orçamento conosco, as melhores viagens e os melhores preços estão aqui!!

A IVIAN

Somos uma operadora especializada em viagens escolares e estamos focados em oferecer aos colégios serviços de qualidade.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

CONTATO

(19) 3232-2881
Rua Doutor Barbosa de Andrade, 602
Campinas - SP, CEP 13070-158
[email protected]

WhatsApp