Descritivo
A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.
A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São Roque de Minas. Dentro do Parque Nacional está alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D'Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do "Velho Chico".
A região é o berço de muitos rios que ajudam a formar as bacias do São Francisco e do Paraná. Rios de uma infância ruidosa, cheia de corredeiras e cachoeiras que passam dos 200 metros de altura. Já a paisagem, se alterna entre campos rupestres cheios de delicadas flores, cerrado típico e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica. É nesse ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra e o pato mergulhão.
A vida rural mantém as velhas tradições da cultura da região, como a arquitetura do século 19, os muros de pedra sem cimento, o queijo canastra e o carro de boi. O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a "borda da Mata Atlântica" e o "início do Cerrado".
TRILHA DO SOL: Situado na região do Lago de Furnas, encontramos trilhas que proporcionam grandes aventuras. As trilhas são fascinantes, pois sempre levam às mais refrescantes piscinas naturais com águas cristalinas, onde é possível observar os peixes e se banhar após as caminhadas.
LAGO DE FURNAS (Passeio de Chalana): O lago possui 1.440 km² e foi criado pela barragem de Furnas que represou o Rio Grande. Sua extensão é quatro vezes maior que a Baia de Guanabara e é considerado o maior lago artificial de Minas Gerais e um dos maiores do mundo. "O Mar de Minas", como também é conhecido, abrange 34 municípios e é receptor de inúmeras nascentes de águas cristalinas. O lago é muito importante para a região e para o país por causa do seu potencial energético, além disso, ele é essencial para a economia e o meio ambiente dos municípios banhados.
Na represa as águas formam reentrâncias que as fazem desaguar em cachoeira, entre elas destaca-se a Lagoa Azul, Cascatinha, Cachoeira da Dri, Diquada, Diquadinha e outras. No passeio, os alunos podem apreciar os grandes paredões rochosos da região, cachoeiras e os canyons de quartzito com mais de 20 m de altura e que apresentam algumas espécies de plantas do cerrado como cactos e canelas de emas.
Nível
- Ensino médio
- Fundamental 2