(19) 97406-3062 (19) 3232 2881 [email protected]
Rua Doutor Barbosa de Andrade, 602 | Campinas - SP | CEP 13070-158

Serra da Canastra – MG

Descritivo

A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.

A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São Roque de Minas. Dentro do Parque Nacional está alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D'Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do "Velho Chico".

A região é o berço de muitos rios que ajudam a formar as bacias do São Francisco e do Paraná. Rios de uma infância ruidosa, cheia de corredeiras e cachoeiras que passam dos 200 metros de altura. Já a paisagem, se alterna entre campos rupestres cheios de delicadas flores, cerrado típico e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica. É nesse ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra e o pato mergulhão.

A vida rural mantém as velhas tradições da cultura da região, como a arquitetura do século 19, os muros de pedra sem cimento, o queijo canastra e o carro de boi. O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a "borda da Mata Atlântica" e o "início do Cerrado".

TRILHA DO SOL: Situado na região do Lago de Furnas, encontramos trilhas que proporcionam grandes aventuras. As trilhas são fascinantes, pois sempre levam às mais refrescantes piscinas naturais com águas cristalinas, onde é possível observar os peixes e se banhar após as caminhadas.

LAGO DE FURNAS (Passeio de Chalana): O lago possui 1.440 km² e foi criado pela barragem de Furnas que represou o Rio Grande. Sua extensão é quatro vezes maior que a Baia de Guanabara e é considerado o maior lago artificial de Minas Gerais e um dos maiores do mundo. "O Mar de Minas", como também é conhecido, abrange 34 municípios e é receptor de inúmeras nascentes de águas cristalinas. O lago é muito importante para a região e para o país por causa do seu potencial energético, além disso, ele é essencial para a economia e o meio ambiente dos municípios banhados.

Na represa as águas formam reentrâncias que as fazem desaguar em cachoeira, entre elas destaca-se a Lagoa Azul, Cascatinha, Cachoeira da Dri, Diquada, Diquadinha e outras. No passeio, os alunos podem apreciar os grandes paredões rochosos da região, cachoeiras e os canyons de quartzito com mais de 20 m de altura e que apresentam algumas espécies de plantas do cerrado como cactos e canelas de emas.

Nível

  • Ensino médio
  • Fundamental 2
  • Biologia
  • Geografia
  • História

Fotos

Cotação



Ainda nenhum comentário.

Deixe um comentário

Faça um orçamento conosco, as melhores viagens e os melhores preços estão aqui!!

A IVIAN

Somos uma operadora especializada em viagens escolares e estamos focados em oferecer aos colégios serviços de qualidade.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

CONTATO

(19) 3232-2881
Rua Doutor Barbosa de Andrade, 602
Campinas - SP, CEP 13070-158
[email protected]

WhatsApp