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Programa Personalizado Território Selvagem Canoar – Brotas

Descritivo

O cenário escolhido para este programa merece um detalhamento a parte, trata-se de uma grande área de preservação em meio a uma furna de um dos maiores rios tributários (afluentes) do Rio Jacaré, onde a magia do ambiente selvagem se confunde com a excitação dos sonhos de cada um dos participantes que poderão desfrutar com absoluta exclusividade deste presente.

Orientação Cartográfica - Durante esta atividade os alunos, divididos em equipes são desafiados a encontrar os Postos de Controle em meio a uma região de natureza preservada e exclusiva, cercada por cachoeiras, identificando o melhor trajeto combinando tempo e precisão na direção. Suas únicas ferramentas são: um mapa cartográfico e uma bússola, e lógico muita disposição e ânimo para enfrentar este programa que alia atividades físicas e intelectuais, estratégia e trabalho em equipe.

Trilha Interpretativa - O objetivo fundamental da interpretação não é apenas ensinar, mais sim provocar, motivar, despertar a curiosidade dos alunos a respeito de aspectos aparentemente insignificantes. Esta etapa do programa consiste em realizar uma trilha interpretativa e guiada de nível médio de dificuldade, muito didática, já que encontramos diversos exemplos de assuntos relacionados com o conteúdo programático abordado em sala de aula.

Aquecimento Global ou Navegação - A equipe é dividida em três sub-grupos. “Um cientista maluco resolveu fazer uma experiência e furou os olhos de um sub-grupo, cortou a língua de outro e amputou os braços de outro, colocou cada um em uma ilha para ver como se saíam”. Cada sub-grupo deve permanecer em uma “ilha” (um lado do lago). “O cientista maluco pirou e foi internado em um hospício e estas pobres criaturas ficaram a ver navios literalmente. Mas devido ao aquecimento global estas ilhas irão submergir restando apenas a ilha dos mudos e somente eles sabem disto.” O objetivo é passar esta mensagem adiante para todos que todos os integrantes cheguem até a “ilha” dos mudos em segurança, para isso cada ilha possui materiais que deverão ser utilizados na construção de uma embarcação (jangada) que será usada para evacuação da mesma.

Pontos a serem trabalhados no Estudo do Meio:

• Orientação leve com a participação de alunos e professores;
• Trabalhar Mata Primária, Secundária e Terciária;
• Trabalhar Vegetação Cerrado;
• Trabalhar formação de cuestas, formação de cachoeiras, assoreamento, rocha sedimentar, estratificação, raiz tubular (figueira), cipó escada de macaco;
• Geodos, meandros do Pinheirinho, erosão;
• Fauna local.

Nível

  • Ensino médio
  • Fundamental 2

Fotos

Cotação


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